Pessoas

Pessoas
Todos iguais com suas diferenças

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Equipar uma escola com alta tecnologia para deficientes é uma questão de iniciativa da gestão escolar e de toda a comunidade e sociedade, pois o MEC está sempre enviando materiais para  as escolas que assumem o compromisso, iniciativa, responsabilidade e principalmente o amor ao próximo, fazendo com que crianças e famílias que antes não tinham perspectivas, encarem uma nova e esperançosa realidade social. É o que ocorre em nossa Escola Estadual Rotary, onde equipamentos, para surdos, deficientes visuais, mentais e físicos, como o da fotografia, auxiliam na inclusão. O ideal será quando todas as escolas tiverem que aceitar todos os alunos sem distinção e discriminação de nehuma espécie, muito menos de deficiência, porém ainda há muita discussão e polêmica quanto a isso por parte do MEC, CNE e escolas especiais, até mesmo pelo texto da LDB que dá brechas: estabelece que a educação especial deve ser oferecida “preferencialmente na rede regular de ensino”. 



6 comentários:

  1. Oi Eliza, o blog está lindo parabéns!! Escolheu um assunto muito bom e importante, é essencial que as escolas façam uso das tecnologias para atender as necessidades de nossos alunos.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliza, muito bonito seu blog. O tema vem ressaltar a necessidade da inserção da tecnologia nas escolas, tanto para os alunos quanto para os professores.
    O projeto UCA prevê para setembro a distribuição de um computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica.
    http://www.vermelho.org.br/se/noticia.php?id_noticia=134717&id_secao=119

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edite e Zélia!
    Obrigada! A escolha está relacionada ao meu sentimento, pois vejo que estas pessoas especiais precisam também de uma atenção especial da sociedade como um todo, principalmente da educação, é uma maneira de ajudar quem tanto precisa.
    Achei muito legal este site que a Edite indicou, pois acredito que é necessário começar por alguma escola para dar continuidade às outras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliza!
    Você escolheu um assunto excelente. Inclusão é um tema que todos nós educadores devemos conhecer bem. Muitas crianças com necessidades especiais estão fora da escola porque poucas estão equipadas e existem pouquíssimos professores capacitados para trabalhar com elas.
    Seu blog ficou lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Márcia!
    Obrigada! Concordo com você. É necessário que mais professores se capacitem para trabalhar com este tipo de alunado, pois se é gritante a situação dos que não têm necessidades especiais, imaginem a dos que têm! Cada ajuda que podemos dar, nos capacitando ou tendo alguma atenção especial no direcionamento de nossos esforços para estes, será de fundamental importância para a concretização da inclusão deles. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliza,
    Parabéns!Seu blog ficou ótimo e a escolha do tema é muito interessante, pois é um assunto polêmico e requer muito discussão para que a Educação Especial aconteça de fato e de direito, bjssss...

    ResponderExcluir